quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

ACONTECEU: Cargas milionárias são recuperadas em Caxias, Timon e Teresina

A Polícia Rodoviária Federal – PRF em parceria com a Polícia Civil do Maranhão – PC/MA e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO/PI, apreenderam várias cargas roubadas em 04 estabelecimentos comerciais nos estados do Maranhão e Piauí, sendo 01 na cidade de Caxias/MA, 01 em Timon e 02 em Teresina/PI. Durante a ação, que se iniciou na sexta-feira (15) e terminou nesta segunda-feira (18), foram conduzidas para Polícia Civil 05 pessoas. Foram detidos 02 caminhoneiros que transportavam as mercadorias e 03 responsáveis pelos estabelecimentos onde as cargas foram apreendidas.

Atuação em Caxias/MA (sexta-feira dia 15)

Tudo começou com uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal, às 13h30, no Km 585 da BR 316, nas proximidades do Povoado Brejinho, no município de Caxias/MA. Ao abordarem o caminhão baú VW/7.100, conduzido por um homem de 25 anos, e iniciarem a entrevista com o condutor do referido veiculo, o mesmo demonstrou nervosismo e após ser indagado do que estaria sendo transportado o mesmo informou que seria leite em pó, na quantidade de 400 fardos de 10kg cada. Solicitada a documentação fiscal do produto, o motorista informou que não possuía.

A origem

A equipe, suspeitando da origem do produto, o conduziu até a cidade de Caxias para fazer as devidas consultas do veículo, condutor e carga nos sistemas. Na cidade perceberam que a carga transportada era semelhante a uma carga subtraída, mediante violência, em Imperatriz/MA na data de 13/02/2019 conforme B.O 141/2019, 5ª DP de Imperatriz.

O contato

A equipe manteve contato com a empresa responsável pela fabricação do produto LeiteSol, tendo a mesma confirmado que aquela mercadoria pertencia ao lote que fora roubado. Diante dessa afirmativa os policiais solicitaram o apoio à Policia Civil de Caxias, por meio do Delegado Regional, Jair Paiva, para se dirigirem até o galpão onde o veículo havia sido carregado.

O local

As equipes da PRF e Polícia Civil se dirigiram até o galpão, lá chegando não foi encontrado ninguém, mas havia vestígios de que pessoas estiveram ali momentos antes da chegada da polícia. No galpão foram encontrados diversos produtos de higiene e alimentícios de várias marcas, entre elas: cremes da Skala cosméticos, achocolatado da Nestlé, vodka e cachaça da Pirassununga, fraldas da Pompom e Bigfral, produtos Quero, produtos Olé, café Canaan e Odebrech, desodorantes Rexona, panetones SMART, dentre outros.

Os valores

As equipes estimam que haja em torno de 70 toneladas de produtos e um valor global de mais de R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais) em mercadorias, quantidade essa e valores a serem confirmados após a contabilização para apreensão e posterior devolução dos produtos aos verdadeiros proprietários. Ainda no galpão, as equipes ligaram para as empresas e confirmaram que as cargas haviam sido roubadas em vários estados da federação, entre eles: Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Goiás, Piauí e Maranhão.

A abordagem

Seguindo nas investigações, a equipe da PRF se dirigiu para a BR 316, a fim de abordar caminhões suspeitos, e obtiveram êxito ao abordarem o caminhão baú VW/8.140, conduzido por um homem de 40 anos, este vindo de Teresina com destino a Caxias. Após abertura do baú do veículo, que estava vazio, os policiais sentiram o forte odor de leite e perguntaram ao motorista o que ele havia transportado e o mesmo mentiu inicialmente informando que seria uma mudança, mas não convenceu os policiais. Logo após, o motorista confessou que tinha transportado leite em pó para a cidade de Teresina, da mesma marca apreendida em Caxias.

Atuação em Teresina/PI (sexta-feira dia 15)

A equipe da PRF se dirigiu até a capital do Piauí, onde se encontrou com os policiais civis do GRECO/PI, coordenados pelo Delegado Daniel Pires, e abordaram a Distribuidora de Alimentos Futura no Bairro São João. O estabelecimento se encontrava aberto e a equipe visualizou dentro do comércio, os fardos com o leite da marca roubada. Após vistoria no local, foram encontrados 5.000 Kg do LeiteSol e 900 Kg do Café Canaan, também produto de roubo.

Atuação em Timon/MA (sábado dia 16)

Durante a apreensão na Futura Distribuidora, a equipe foi informada que a empresa possuía um galpão na cidade de Timon/MA e que lá havia uma carga de Leite em Pó da marca Camponesa. Os policiais já tinham a informação de uma carga roubada da mesma marca de leite na semana passada na cidade de Valença, no estado do Piauí, e visualizaram que poderia ser do mesmo lote.

A garga

Na manhã do sábado, as equipes da PRF e do GRECO realizaram a abordagem no galpão situado no Bairro São Benedito, na referida cidade. Chegando lá foram encontrados 700 fardos do Leite Camponesa, correspondente a 7.000kg. Após consulta ao lote foi confirmado que era pertencente a carga que havia sido roubada. A carga foi levada para a sede do GRECO e foi devolvida ao responsável pela empresa.

Atuação em Teresina (domingo dia 17)

Continuando em diligências, a equipe da PRF conseguiu o Mandado de Busca com o juiz plantonista para o estabelecimento Atacadão do Bosco, localizado na zona leste de Teresina. Nas primeiras horas da manhã de domingo o estabelecimento foi abordado e, confirmando as suspeitas, foram encontrados 5.000Kg do LeiteSol e 1.971Kg do café Odebrech, ambos produtos de roubo. Este foi roubado em Porto Franco/MA, no ano passado. O responsável pelo depósito foi conduzido para a sede do GRECO.

A prisão 

A ação ainda continuou na manhã desta segunda-feira (18), quando a Polícia Civil de Caxias conseguiu apreender o responsável pelo galpão da cidade de Caxias. As empresas vítimas dos roubos estão sendo comunicadas para a restituição dos produtos apreendidos. As investigações continuarão, a fim de conseguir identificar e prender os demais envolvidos nesta organização criminosa interestadual.

FONTE:https://blogdojoaoosorio.blogspot.com/via  PRF/Caxias (MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas