segunda-feira, 18 de maio de 2020

Umbelino Junior rebate críticas de Lula Fylho e mostra novos documentos




O vereador Umbelino Junior (PRTB) voltou a apontar falhas na área da saúde do município de São Luís. Na semana passada, o parlamentar divulgou imagens das fiscalizações nas dependências administradas pela Secretaria Municipal de Saúde, onde profissionais que estão na linha de frente reclamaram da baixa qualidade dos equipamentos de proteção individual.

Em sua última fiscalização, Umbelino mostrou o almoxarifado da SEMUS localizado na BR 135, onde alguns materiais de alta resistência estavam guardados, enquanto os profissionais da saúde recebiam  EPI'S frágeis para combater o novo coronavírus. A denúncia levou o Secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, a gravar um vídeo no local tentando desmentir o parlamentar, o que não foi o suficiente para convencer a maioria dos ludovicenses.

Na gravação, o Secretário afirma que os materiais são entregues semanalmente, mas segundo o depoimento de um funcionário, nem todas as unidades receberam os materiais.  A prova foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 18, através das redes sociais de Umbelino. Em um vídeo, o parlamentar exibe o relatório do sistema do almoxarifado, onde comprova que 419 aventais impermeáveis foram encaminhados apenas para o SAMU e Hospital da Mulher nos meses de abril e início de maio. As demais unidades como UPA da zona rural e os Socorrões 1 e 2 por exemplo, não receberam os materiais.

Na vistoria, Umbelino também constatou que nos meses de abril até 11 de maio, o sistema do almoxarifado contabilizava o total de 24.750 máscaras. Além disso, no estoque haviam cerca de 45 mil unidades de máscara N95, aproximadamente 59 mil máscaras cirúrgica descartável e 2.725 aventais impermeáveis.

Os resultados comprovam que os materiais adquiridos por meio de contrato, até agora, não chegaram ao almoxarifado. Segundo informações obtidas no Portal da Transparência, consta a contratação da empresa PRECISION SOLUÇÕES EM DIAGNÓSTICOS LTDA, onde o contrato firmado n° 100/2020 confirma a compra de 270 mil unidades de máscara cirúrgica descartável tripla, filtragem superior a 95% em não tecido, o valor total dos materiais adquiridos chega a R$ 2.673.000,00.

No mesmo contrato, a descrição indica que a empresa está localizada na Rua 04, quadra 03, n° 15, conjunto Habitacional Vinhais, mas no local não há nenhuma instituição ou placa indicando a existência de alguma empresa.

Umbelino afirmou que irá continuar exercendo sua função como parlamentar. "Não tenho motivos para temer e jamais iria colocar em risco minha história com notícias falsas. Não irei parar e continuarei meu trabalho em defesa da sociedade", garantiu Umbelino.

https://www.instagram.com/tv/CAVjw4AJDpE/?igshid=1lr2mq7qr6xwn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas